segunda-feira, 17 de maio de 2010

JS/Santarém na apresentação da candidatura do camarada Pedro Delgado Alves a Secretário-geral

Da esquerda para a direita: Hugo Costa, Daniela Germano,
Mafalda Santos, o candidato a secretário-geral Pedro Delgado Alves e Luís Martinho

No passado dia 14 de Maio a Js Santarém esteve presente na apresentação da candidatura "Transformar À esquerda" encabeçada pelo camarada Pedro Delgado Alves no museu República e Resistência. Foi com "casa cheia" que tivemos o prazer de assistir a mesma, estando presentes na iniciativa @s c@m@r@das Daniela Germano, Mafalda Ferreira Santos e Luís Martinho, bem como o presidente da JS/Ribatejo Hugo Costa.

Quanto à apresentação, Joana Melo Antunes "abriu as hostilidades" destacando a ligação de Pedro Delgado Alves aos valores da República. Outra coisa não poderia ser, a escolha desta sala para a apresentação reflecte isso mesmo e rematando com a frase "O futuro está nas mãos daqueles, como o Pedro, que têm coragem de pertencer a esta geração". De seguida tomou a palavra o Camarada Pedro Delgado Alves que fez uma breve abordagem histórica do papel da js na sociedade, e que as suas causas são "estruturantes e não fracturantes", como o caso da ivg e do casamento entre pessoas do mesmo sexo, destancando o papel dos antigos secretários-gerais Pedro Nuno Santos e Duarte Cordeiro nessas areas, agradencendo também a presença DEe Jorge Lacão, Ministro dos Assuntos Parlamentares, e de Elza Pais, Secretária de Estado da Igualdade bem como de todos que tornaram possivel este projecto. De seguida o nosso Camarada afirmou que a militância é servir a República e que Sabemos ao que vimos, somos socialistas democráticos, sabemos como fazer, somos uma Juventude Socialista e Republicana arrancando os primeiros aplausos. Foram também apresentados os temas que fazem de nós a esquerda que transforma: Fim do Serviço Militar Obrigatório; Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez; Casamento Civil entre Pessoas do mesmo sexo; Políticas Públicas de apoio aos jovens na obtenção do Primeiro Emprego e Primeira Habitação; Defendemos intransigente os Direitos e Liberdades Fundamentais de todos os Cidadãos e Cidadãs; Aposta na Educação Pública; Continuaremos a abraçar sem reservas a Construção de uma Economia Verde; e que Pugnaremos sempre por uma sociedade mais justa, mais livre e mais solidária, bem como Dizemos presente à causa da igualdade de género em meio laboral.

Assim também foi afirmado que não estamos de acordo com o PS em tudo, sendo que queremos devolver a democracia às instituições de ensino superior, e reforçando o já elencado anteriormente escola pública é o legado da República por excelência! Lembra-nos o quanto laico deve ser o Estado. Também foi dada atenção ao problema da crescente litoralização que cria problemas aos jovens do interior nomeadamente no acesso a bens culturais, e foi mais uma vez reforçado o combate á homofobia com a proposta de adopção que não será o fim da luta mas um caminho que tem de ser trilhado, sendo reforçado que e preciso mostrar á sociedade que a homoparentalidade é só mais uma forma de parentalidade.

Seguindo e não menos importante foi referida a questão da regionalização e do excesso de freguesias tendo o nosso camarada afirmado "Temos que debater descomplexadamente a questão da Regionalização. As 53 freguesias de Lisboa e 89 de Barcelos são também algo sobre o qual temos que reflectir", bem como reforçar os laços com a união europeia o porquê da Europa exigir o fim das fronteiras e pugnar pela paz, e continuando no plano internacional foi decretado o apoio á libertação do povo do Saara Ocidental.

Quanto à nossa organização interna o nosso camarada referiu que "Temos que melhorar a organização interna. Temos que reforçar a militância, reactivar as concelhias. Temos que abrir a nossa organização. Juntos temos todo o potencial. Mas somente nós não conseguiremos. Temos que alargar a cooperação com os nossos parceiros na sociedade civicamente participativa".

Por fim o nosso camarada termina dizendo "Defenderemos o Estado Social e esse será o mote da nossa Transformação à Esquerda. Transformar a vida das pessoas. Vamos a isto. Viva a JS! Viva o PS! Viva a República"! ao que se seguiram efusivos aplausos e uma festa/convívio no Chiado onde também estivemos presentes. a título pessoal posso dizer que gostei muito deste dia e agora e pôr mãos à obra para transformar À esquerda!

Pela JS/Santarém

Luis Martinho

Sem comentários: