quinta-feira, 13 de maio de 2010

Js Ribatejo debate emprego

Da esquerda para a direita: Pedro Nobre, Duarte Cordeiro,
Hugo Costa, Anabela Freitas e Vasco Casimiro

Camarad@s no passado dia 7 de maio a Js Ribatejo debateu a questão do "emprego e condições de empregabilidade" na junta de Freguesia do Cartaxo iniciativa à qual a JS/Santarém se juntou com @s camarad@s Lígia Cruz, Mafalda Ferreira Santos e Luís Martinho.
O painel era de "luxo" pois Entre os convidados da noite contava-se o Secretário-Geral da JS e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República, Duarte Cordeiro, e a Deputada eleita pelo círculo de Santarém, Anabela Freitas.
As boas vindas ficaram a cargo do coordenador da JS Cartaxo, Vasco Casimiro, e do representante do Secretariado do PS Cartaxo, Pedro Nobre.Hugo Costa, Presidente da Distrital de Santarém, também Secretário Nacional da JS com os pelouros de Emprego e Habitação, introduziu o tema do ponto de vista político e moderou o debate.
Quanto ao debate, importa referir alguns temas como a precariedade laboral e os falsos recibos verdes, para o qual o Camarada Duarte Cordeiro referiu o retrocesso de que o combate a essa realidade foi alvo com o "chumbo" do diploma na Assembleia Da República. Onde existiu um coligação contra natura entra os vários partidos da oposição, sendo que á nossa esquerda éramos acusados de ser fanáticos liberais e de querer a legalização dos falsos recibos verdes, enquanto que a Direita nos acusava de Esquerdistas que não deixavam o mercado funcionar enfim uma esquizofrenia parlamentar onde quem ficou a perder foi Portugal, visto que tornar mais caro o recibo-verde iria incentivar a uma maior estabilidade no emprego. Destaque ainda para a nossa dependência externa em termos de exportações pois como é conhecido exportamos essencialmente para Espanha e Alemanha e como tal demoramos mais tempo a sair da crise, no entanto isto tem de mudar e para tal tem-se apostado nas energias renováveis no entanto tal so surtirá efeito a longo prazo, bem como a procura de novos mercados como moçambique e Argélia também sido feita a fim de contrariar esta realidade
Outra questão relevante apontada e mais no centro do nosso Distrito. Foi levantada por um camarada de Alcanena, terra onde a indústria dos curtumes era um grande pólo de empregabilidade e hoje tem uma representatividade residual, isto também muito devido ás baixas qualificações dos empresários que muitas vezes são patrões. Em suma não bastam medidas legislativas, e preciso também uma ruptura cultural com a aversão ao risco, par criar uma cultura de empreendedorismo jovem pois os tempos são dficeis e é normal que a taxa de desemprego não se reduza nos próximos anos estando nós sensivelmente próximos da média europeia.
Foi realçada ainda a necessidade de os jovens apostarem nas suas qualificações e também de se acabar com os "cursos-fantasma" que muitas vezes são um entrave a essa realidade.
Referir só que Deputada Anabela Freitas se centrou na visão regional e na perspectiva técnica da qual é especialista. Enquanto Duarte Cordeiro deu a visão nacional da JS e uma perspectiva macro do assunto em debate, tratou-se de uma noite de agradável debate e onde da minha parte aprendi algumas coisas.

Saudações Socialistas,
Pela JS/Santarém Luís Martinho

Sem comentários: