domingo, 13 de março de 2011

Fórum “REFORMAS POLÍTICAS – UMA AGENDA PARA O FUTURO" - Um sucesso testemunhado pela JS Santarém



O Fórum "Reformas Políticas - Uma Agenda para o Futuro", que teve lugar durante todo o dia de ontem no auditório do IPJ de Santarém, foi um verdadeiro sucesso. Com uma agenda bastante actual, todos os paineis foram constituídos por excelentes moderadores e oradores.
O primeiro tema focou uma das bandeiras promovidas pela JS: "Reformas Administrativas/Organização do Território". Teve como moderadora a deputada Anabela Freitas e como oradores o Dr. Nelson Carvalho, a Drª Luísa Roseira e o Prof. Dr. João Ferrão. Como foi tornado público nesta semana, a JS tomou uma posição clara sobre este tema. O debate tem de começar, é necessária uma reforma administrativa que vá maximizar recursos humanos, financeiros e materiais. E foi isso que o nosso camarada Hugo Costa (Presidente da JS Ribatejo), durante a sua intervenção no debate, referiu.
O segundo painel focou-se nas "Reformas do Estado". Teve como moderador o Dr. Ricardo Segurado (secretário coordenador da secção do PS Santarém) e como oradores o Dr. António Gameiro e o Prof. Dr. Jorge Bacelar Gouveia. Em ambas as intervenções, ficaram explanadas algumas reformas que são necessárias a um melhor funcionamento do Estado em diversos sectores (educação, defesa, seg. social, etc.). O nosso camarada Tiago Preguiça fez uma intervenção sobre a necessidade de se repensar o paradigma da Seg. Social face a uma nova realidade global, e na dependência das forças armadas para com o Governo e não com o Chefe de Estado.
O terceiro painel incidiu no tema: "Reformas Económicas/Sector Produtivo/Sector Financeiro". Teve como moderador o deputado João Galamba e como oradores o Prof. Dr. José Silva Lopes, o Dr. David Fernandes e o Dr. Alberto Barroca. Neste quadro ficaram bem patentes algumas das dificuldades por que passa a nossa economia. Contudo, estes três oradores, através das suas experiências profissionais e académicas, souberam apresentar soluções, deixando no ar a necessidade de algumas reformas para melhor aproveitarmos os excelentes recursos endógenos de que dispomos (sejam eles humanos ou materiais).
Por fim, o painel: "Reformas Partidárias/Reformas Eleitorais/Cidadania", teve como moderador o deputado João Sequeira e como oradores o Prof. Dr. Carlos André e a Drª Luísa Mesquita. Ambos falaram sobre a importância dos partidos políticos na democracia. Apesar disso, foram apontadas algumas falhas ao sistema partidário. Na opinião dos oradores, os partidos têm de repensar certos aspectos da sua vivência. Durante o debate, o camarada Tiago Preguiça fez uma intervenção sobre os movimentos de independentes que estão, cada vez mais, a surgir no panorâma político português.
Para fechar o fórum, os presidentes da JS Ribatejo e da Federação Distrital de Santarém do PS foram coincidentes no discurso. Ambos frizaram a importância de iniciativas deste género, da abertura do PS a independentes e a militantes de outros partidos para conosco debaterem temas essenciais ao nosso pais. Ficou a promessa de se realizarem mais iniciativas desta índole.
A JS Santarém esteve presente, representada pelos camaradas José Raimundo Noras, Luis Martinho e Tiago Preguiça. Deixamos aqui os nossos parabéns aos promotores deste fórum e à responsabilidade cívica demonstrada por todos os oradores, em especial aqueles militantes de outros partidos ou independentes. O futuro constroí-se assim, através da partilha saudável e responsável de ideias.

O Secretariado Concelhio.

Sem comentários: